O que fazer quando se completa 20 anos de trabalho na internet?
Estou em busca uma rotina mais leve que leve o pensamento para lugares mais ensolarados. E desde sempre faço isso escrevendo… E prefiro fazer aqui e não nas redes sociais.
Hoje, 23 de maio de 2024, completo 20 de anos de trabalho na internet.
Com um post de meio dúzia de palavras, eu anunciava em 23 de maio de 2004 o lançamento do Coluna Extra, meu primeiro blog. Havia experimentado o formato em outras plataformas que não o Blogger e também criado e distribuído a newsletter Alex Informa entre 2000 e 2001. Mas o Coluna foi diferente. Foi um mergulho de verdade na internet, dez anos após me formar (na máquina de escrever) em Jornalismo na UFSC. E por isso, embora não esteja escrito no post, 23 de maio de 2004 marca também o início da minha migração da plataforma impressa para a online.
O trecho acima abre o texto que escrevi em 2019. E escolhi novamente o dia 23 de maio para abrir mais um espaço digital para fazer companhia à newsletter agenteGPT e ao guia Coworking.Floripa, mas com um propósito parece com o Coluna Extra de 20 atrás: uma alternativa para que eu pudesse escrever sobre assuntos que me interessam e que não tem relação com o meu dia a dia profissional com os clientes da agenteINFORMA e no LabTrans/UFSC. Por isso, alexandregoncalves.substack,com nasce para eu compartilhar minhas ideias, pensamentos, memórias e afins...música, Florianópolis, futebol e até arriscar algumas ficções.
Em 2004, era editor de revista de economia e negócios. Em 2024, tenho sites nichados e atendo clientes de segmentos específicos. E eu já não queria mais me ocupar com o formato blog. Fiz até um investimento em template “top” para o Primeiro Digital, organizei um retorno com essa linha editorial “e afins”, mas tem hora que cansa ser o faz-tudo e pegar atalhos e focar no mais importante é o que vale.
Por isso, optei por abrir um canal meio news meio blog aqui no Substack, plataforma onde hospedo a agenteGPT, meu principal projeto próprio na atualizada [acesse e assine], com resultado bastante satisfatório. Será aqui, portanto, que vou colocar em prática minha linha editorial “e afins”, recuperando ideias, projetos, pautas e o que mais estiver no meu campo de interesse e visão - espero que gostem.
Mas é só isso?
Não, tem mais um ponto.
Aos 51 anos, passado um “leve” perrengue de saúde em 2024, continuo focado no digital, contabilizando desafios, obstáculos decepções, mas sempre em busca de satisfação e renda (e vice-versa – me chame pra um café!) com novas ideias, inovações, pivotadas, criatividade, responsabilidade, resiliência e determinação.
Mas também estou em busca uma rotina mais leve que leve o pensamento para lugares mais ensolarados (ouço reggae, acendo incenso...). E desde sempre faço isso escrevendo… E prefiro fazer aqui e não nas redes sociais.
Até porque tenho bons motivos para buscar o “coração tranquilo”:
Sou o vovô babão de uma netinha linda (perto de fazer 4 anos) e muito esperta (minha futura estagiária), com quem viro criança, me divirto e reaprendo; e
Ouvi sábias palavras do seo Vadinho durante um almoço no restaurante dele (o melhor de Floripa) no Pântano do Sul, que me inspiram permanente:
Partiu!
Bloquinho
20 anos depois - Agradeço a parceria dos muitos colegas, clientes e fornecedores que fizeram parte da minha “trajetória digital”. Espero que tenha retribuído de alguma forma (qualidade na entrega dos trabalhos, sugestões, dicas de leitura e links, compartilhamento de conteúdo…) todas as oportunidades e aprendizados que recebi ao longo destes 20 anos.
Blogger - O Coluna Extra ainda está no ar, caso tenhas interesse em conhecer.
“Volto a ter 15 anos…” - O texto dos 15 anos de Coluna Extra, publicado em 2019, está no Primeiro Digital. O link é esse aqui.
Volps - E termino essa primeira edição com um convite: leia o blog do Bruno Volpato, o brunovolpato.blog.br, que também foi um clique para que eu criasse esse novo espaço. Leitura muito recomendada. Texto do Bruno é um primor, capaz fazer a gente sorrir ou emocionar profundamente.
Lembras do Laranjas? - Tive a felicidade de trabalhar com o Bruno. Em 2011, levei ele para a equipe que montei no projeto de internet que gerenciei no grupo RIC (atual ND), depois de conhecer o Laranjas, um clássico do humor da blogosfera, do tempo em que notícia falsa tinha graça e só fazia rir.
Copa - Entre as melhores do Laranjas: pauteira de TV acreditou na notícia que dizia que o discurso de abertura da Copa 2014 seria feito pelo então governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Ela ligou para a SECOM para saber mais e marcar entrevista para uma reportagem.
Contato - Para enviar comentários, críticas, elogios, lembranças, releases e sugestões de pautas o e-mail de contato é agenteinforma@gmail.com.
Falou e disse
“Eu acho que a gente vive em um tempo de muito discurso e pouca história. E as histórias contam, falam, muito mais do que os discursos”.
Denise Fraga, atriz, no programa Dando a Real (TV Brasil)
Do meu encarte:
“A minha fé é a chave que abre as portas do meu pensamento
É o motor, a engrenagem, a água, a roda, do moinho em movimento.”
(Trecho da música “A minha fé”, de minha autoria)
Até a próxima edição.