O Natal como inspiração
Ouça "Lembra, é Natal", uma parceria musical com a Inteligência Artificial.
Desde os meus primeiros anos de blogueiro, lá no Coluna Extra, sempre me desafiei a produzir algum tipo de conteúdo para celebrar tanto a chegada do Natal quanto a virada de ano. Criei cards, distribui camisetas, escrevi contos, contos como posts de marketing, letra de música…
E este ano, apesar do longo hiato neste espaço (segundo semestre de muitas atividades, oficinais, palestras…), resolvi retomar minha modesta tradição e novamente em forma de música. Talvez tenha sido ter visto o reboot da música natalina do projeto Live Aid (“Do They Know It's Christmas?” é uma das minhas preferidas) e isso deve ter ficado no inconsciente.
Dias depois, num intervalo no trabalho, peguei o violão que está sempre aqui no escritório (foco, foco, foco…rsrs) e comecei a tocar uma levada e saiu um refrão em clima de Natal. Levada folk, quase country, quase punk, mas um refrão pronto e fácil de guardar.
“Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui..."
A partir daí, comecei a buscar um sentido e um contexto para aquela ideia inicial. Por que lembrar que é Natal? Talvez porque o ano não tenha sido exatamente como a gente planejou, que alguns perrengues atravessaram nosso caminho. Só isso? É sempre mais difícil ir de um refrão para o restante da letra. A transpiração precisa ser maior e um caminho é buscar referências na memória.
Lembrei do clássico desenho de Natal da turma do Snoppy (1965) e aí deu o clique: basicamente eu quis escrever uma música para o Charlie Brown, meu herói da resiliência, e dar ele motivos para esperar e gostar do Natal. Aliás, assim como o violão, ele também está aqui no escritório: em forma de boneco na estante (presente da Simoni) e num quadrinho na parede ao lado do Snoopy.
Com tudo isso em mente, finalizei a letra. Mas por causa das atividades profissionais extras - foram quatro palestras com poucos dias de diferença entre uma e outra e com o ar condicionado no máximo em todas elas - fiquei resfriado e com a garganta prejudicada (ainda está). Já não sou um cantor (“não passo de um compositor, em busca da canção perfeita”…), com tosse e quase voz, impossível gravar qualquer coisa com mínima qualidade para mostrar.
Mas tinha que mostrar letra e música. O que fiz?
Finalizei a minha versão com música e letra (gravei rouco para não esquecer a melodia no futuro). E, obviamente, em uma ano em que eu trabalhei quase que 100% produzindo conteúdo (conhece minha newsletter?) e ensinando sobre uso de Inteligência Artificial, recorri a uma IA que cria músicas para fazer uma versão de “Lembra, é Natal!”.
Usei o Suno.ai para produzir minha canção natalina fornecendo minha letra e escolhendo o estilo musical. Fiz várias versões desde folk, pop, reggae e até arrocha (ficou muito bom e divertido; um dia eu mostra essa), mas acabei escolhendo uma que entra de fato no clima de Natal: uma levada soul music para combinar com o primeiro verso da letra (“Tempo de balanço…”).
Espero que gostem de “Lembra, é Natal”. Que o Charlie Brown que habita em vocês possa se sentir inspirado e motivado para tornar o Natal especial um momento para recarregar as energias e não deixar de manter a esperança para depois, como digo na letra.
Seguimos e lembra, é Natal.
Lembra, é Natal
(Letra de Alexandre Gonçalves com música gerada pelo Suno.ai.)
Tempo de balanço e o ano como foi? Manteve a esperança ou deixou pra depois? Deu tudo certo ou nada se resolveu? Um ano 100% ou alguém te esqueceu? Cara triste, sorriso amarelo Sei, é difícil, mas sendo sincero Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui No entorno da mesa, mãos se dão Imensidão de paz No entorno da mesa, mãos se dão Imensidão de mais amor… Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui Cara triste, sorriso amarelo Sei, é difícil, mas sendo sendo… Lembra, é Natal Lembra, é Natal E o que vale é o amor que existe aqui…
Dê play e ouça.
Alguns do meus conteúdos sobre Natal
(des) Conto de Natal (2004)
O neto do Nicolau (2005)
Uma estratégia de inbound marketing para o Papai Noel (2015)
Um “Stories” de Natal (2018)
Contato - Para enviar comentários, críticas, elogios, lembranças, releases e sugestões de pautas o e-mail de contato é agenteinforma@gmail.com.
Até a próxima edição.